Cirurgia ginecológica minimamente invasiva

Ginecologia Clinica da Praça Velha

**Cirurgia ginecológica minimamente invasiva

Ao longo dos anos, os cirurgiões têm vindo a trabalhar no desenvolvimento de técnicas cirúrgicas minimamente invasivas no tratamento de várias patologias ginecológicas que, por serem menos agressivas, permitem diminuir o tempo de recuperação e também a dor no pós-operatório.
Os ginecologistas com treino em cirurgia ginecológica minimamente invasiva estão especializados na avaliação e tratamento de pessoas com um vasto leque de doenças ginecológicas que podem causar hemorragias menstruais abundantes e dolorosas, irregularidades menstruais, dor pélvica, prolapso dos órgãos pélvicos, como são o caso dos pólipos do útero, miomas, adenomiose, endometriose, quistos dos ovários, malformações uterina ou prolapso dos órgãos pélvicos.
Este tipo de abordagem pode ser realizado em ambulatório ou internamento de curta duração, possibilitando o tratamento de inúmeras afeções e alterações do sistema reprodutor feminino com menor risco de complicações, alto índice de sucesso, menor tempo de internamento hospitalar, menor dor pós-operatória, retorno mais rápido à vida normal, menor hemorragia, menor risco de infeção, superando o método até então considerado tradicional, a laparotomia.

**Opções de tratamento inovadoras

Existem atualmente uma séria de opções inovadoras que podem envolver uma abordagem minimamente invasiva no tratamento de várias doenças ginecológicas:
Cirurgia histeroscópica. Esta técnica não requer qualquer tipo de incisão e tem um tempo de recuperação mínimo.
Cirurgia laparoscópica. Esta técnica tem-se mostrado uma opção eficaz que diminui o tempo de hospitalização, o desconforto e o período de recupração.
Cirurgia vaginal. Esta é a abordagem menos invasiva para a maioria das doenças ginecológicas. Conjuga todas as vantagens da rápida recuperação associadas à via laparoscópica, evitando ainda as incisões abdominais.

**Exames e procedimentos

Existem mesmo vários procedimentos ginecológicos que podem ser realizados em ambulatório:
Histeroscopia diagnóstica e cirúrgica
Laparoscopia diagnóstica e cirúrgica
Ablação endometrial
Excisão ou destruição da zona de transformação do colo do útero para tratamento de lesões causadas por infeção por HPV
Esterilização laparoscópica
Tratamento cirúrgico de incontinência urinária de esforço
Tratamento cirúrgico de gravidez ectópica
Tratamento cirúrgico de aborto retido ou incompleto
Tratamento cirúrgico de endometriose ligeira
Tratamento cirúrgico de miomas uterinos (dependo no número, tamanho e localização)
Tratamento cirúrgico de quistos dos ovários
Tratamento cirúrgico de anomalias congénitas ginecológicas

A Dr.ª Sara Campos tem dedicado a sua formação a esta área e tem uma vasta experiência em cirurgia minimamente invasiva na área da ginecologia e poderá ajudá-la a tomar a decisão quanto à melhor opção de tratamento para a sua condição.

Marque já a sua consulta na Clínica da Praça Velha.

 

Share on facebook
Share on email
Share on whatsapp

MARCAR CONSULTA