Sinusite Crónica
Sinusite Crónica
A Sinusite Crónica é uma doença com elevada prevalência na população portuguesa. Basicamente, esta corresponde a uma inflamação dos seios perinasais sendo habitualmente causada por uma infecção por vírus, bactérias ou fungos.
O seu aparecimento é resultado não só de factores intrínsecos ao próprio doente, mas também, e não menos importante, o reflexo da sua interacção com o meio envolvente. A partir do momento em a drenagem das secreções nasais é ineficaz, a sua consequente acumulação pode levar a este quadro de sinusite.
Alguns dos factores externos mais conhecidos são: as alergias respiratórias, quadros de gripe, frio ou humidade, má higiene nasal, desvios do septo nasal, e até mesmo a poluição. Todos podem contribuir para o desenvolvimento de sinusite.
Quanto estamos perante uma persistência dos sintomas na ordem das 4 semanas, normalmente, esta é considerada Sinusite Aguda, por outro lado, quando estas manifestações passam esta duração de tempo, estamos a falar de Sinusite Crónica.
Os sintomas descritos na literatura para um quadro de sinusite passam por:
– Congestão
– Tosse
– Sensação de muco na garganta.
– Fadiga/fraqueza
– Febre
– Sensação de pressão entre os olhos
– Cefaleias
Para que os doentes possam respirar e ter boa qualidade de vida, é fundamental que se faça um diagnóstico correto e um tratamento adequado aos problemas de cada paciente.
Não espere mais!
Na Clínica da Praça Velha pode marcar a sua consulta de Otorrinolaringologia, com o Dr. João Fonseca Neves, e fazer o seu diagnóstico correto.